Otoclínica Teresina Otoclínica Teresina
 
 
A Clínica
Corpo Clínico
Especialidades
Localização
Tour Virtual

Exames
Cirurgias
Horários de Atendimento
Convênios


Como evitar ouvido entupido em voos
10/10/2016

Para que a audição seja normal, é necessário que a pressão dentro do ouvido médio seja a mesma da pressão atmosférica. Dessa forma, a membrana do tímpano fica na sua posição normal e apresenta a máxima capacidade de absorver o som do meio ambiente. Essa equipressão é conseguida e mantida graças à presença da tuba auditiva ou trompa de Eustáquio.

Quando há uma variação brusca da pressão atmosférica, como no caso de voos em aviões ou de mergulhos, a tuba auditiva pode não conseguir equilibrar rapidamente as pressões, ocorrendo um deslocamento da membrana timpânica que pode provocar dordiminuição da audição e sensação de ouvido entupido, especialmente se o indivíduo estiver resfriado e com o nariz congestionado.

 

Pessoas cuja tuba auditiva têm capacidade funcional constantemente diminuída devido a alterações do seu desenvolvimento (trompas obstruídas), doenças que atrapalham o seu funcionamento como aumento das adenoides e fissuras palatinas (lábio leporino), e a alergia que mantém edema constante da mucosa de revestimento tubáreo, têm chances ainda maiores de apresentarem distúrbios desse tipo durante os voos. Para evitar esses inconvenientes é desaconselhável viajar quando o nariz estiver muito congestionado.

Para manter a equipressão do ouvido médio e aliviar o mal-estar, algumas manobras podem ser colocadas em prática, como mascar chicletes durante a subida e descida do avião, engolir líquidos com o nariz tampado e limpar bem o nariz. A sensação de ouvido entupido, sem a presença de dor, costuma reverter em alguns minutos após a estabilização do avião no ar, ou minutos após o seu pouso. Caso não haja retorno à normalidade após 1 ou 2 horas, deve-se procurar orientação médica.

 
Fonte: www.medicinamitoseverdades.com.br

Segunda a Quinta-Feira
das 7h às 19h

Sexta-Feira
das 7h às 18h

Agendamento e Dúvidas
86 2107-2121



CONTATOS

Av. José Santos e Silva 1520 - Centro/Sul - Teresina - Piauí
Tel.: (86) 2107-2121

Rua Agostinho Reis, 343 - Centro - Caxias-MA
Tel.: (99) 3421-7710

Email: administracao@otoclinicathe.com.br

DIREÇÃO

Diretor Geral: Dr. Bernardo Cunha Araújo
Diretor Clínico: Dr. Bernardo Cunha Araújo