Otoclínica Teresina Otoclínica Teresina
 
 
A Clínica
Corpo Clínico
Especialidades
Localização
Tour Virtual

Exames
Cirurgias
Horários de Atendimento
Convênios


Aplicativo promete melhorar a audição em algumas sessões
25/11/2016

 

A possibilidade de melhorar a audição é algo interessante, nesse tempo de tanta poluição sonora e muito fone machucando nosso ouvido. E é justamente essa a proposta do serviço online Hearing Guardian. “As pessoas perdem audição aos poucos. Nosso produto proporciona um tratamento para prevenir isso ou tratar lesões em estágio inicial”, diz Jo Hoon Won, dono da Biosom, que comercializa o produto no Brasil.

A ferramenta se baseia no fato de que certos estímulos sonoros podem melhorar pequenos problemas no sistema auditivo, regenerando células da cóclea, parte dele que transforma vibrações sonoras em estímulos nervosos. Para fazer o “tratamento”, é preciso instalar um software e seguir as instruções para fazer uma audiometria — teste de audição. O programa identifica as regiões mais danificadas da cóclea — cada uma percebe determinada frequência de som — e produz um arquivo de áudio personalizado, para ser ouvido por meia hora diária, com fones de ouvido. Os resultados apareceriam em duas semanas, segundo a empresa.

Essa eficácia, porém, é questionável. Para Marcelo Hueb, presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, o principal problema é o teste inicial em que se baseia todo o funcionamento do produto. “Fones para ouvir música não atendem às especificações necessárias para uma audiometria.” De fato, no estudo de eficácia citado no site da empresa, os testes de audição usaram equipamentos profissionais, em centros de saúde, sob supervisão médica. E nada disso é feito no serviço online.

Como o produto não se apresenta como remédio ou tratamento médico — apenas como um software —, sua comercialização não depende da aprovação de nenhuma agência de saúde. Ou seja, pode ser que ele simplesmente não funcione. Exatamente como aplicativos de celular que prometem melhorar sua saúde mesmo sem ter qualquer tipo de comprovação científica (veja abaixo).

Editora Globo

 
Fonte: revistagalileu.globo.com

Segunda a Quinta-Feira
das 7h às 19h

Sexta-Feira
das 7h às 18h

Agendamento e Dúvidas
86 2107-2121



CONTATOS

Av. José Santos e Silva 1520 - Centro/Sul - Teresina - Piauí
Tel.: (86) 2107-2121

Rua Agostinho Reis, 343 - Centro - Caxias-MA
Tel.: (99) 3421-7710

Email: administracao@otoclinicathe.com.br

DIREÇÃO

Diretor Geral: Dr. Bernardo Cunha Araújo
Diretor Clínico: Dr. Bernardo Cunha Araújo