Otoclínica Teresina Otoclínica Teresina
 
 
A Clínica
Corpo Clínico
Especialidades
Localização
Tour Virtual

Exames
Cirurgias
Horários de Atendimento
Convênios


Professores tendem a ter problema contínuo nas cordas vocais
10/04/2017

 

 

Professores tendem a ter mais problemas nas pregas vocais, pois durante as aulas acabam falando num tom incorreto. A principal causa é a falta de cuidados com a respiração e estresse.

Primeiramente um otorrino realiza exames com o paciente e manda para a fonoaudiologia e após se necessário é dirigido para um psicólogo.


Fatores

Alguns professores falam muito rápido e acabam prejudicando sua saúde vocal, além disso, a ansiedade também pode prejudicar a saúde vocal. Os que chegam até nós são professores ansiosos, estressados, muito aflito com o rendimento da turma, o emocional sempre está interligado com o problema vocal.

Conforme a fonoaudióloga, um dos fatores principais é a questão de maus hábitos. Normalmente o professor tem uma respiração mais alterada, a falta de ingerir líquidos para hidratar as pregas vocais, a má postura, cigarro, falar em um tom mais alto do que se deve, por conta dos ruídos da sala.

É possível destacar também, a respiração incorreta e a exposição por muito tempo no ar condicionado também são dos um grandes fatores. Quando a respiração não está de acordo com o diafragma as pregas vocais sofrem mais, vão inchando, ficando avermelhada, resultando vários problemas como nódulos, laringite.

Prevenção

A prevenção se dá por meio do bom “comportamento” das pregas vocais. Chamamos de prevenção a 'higiene vocal' que são as orientações que passamos para os professores, como a ingestão de líquidos, como usar a voz da forma correta, uma boa qualidade de respiração, postura, o uso da maçã do rosto como um adstringente, falar com uma boa articulação e em um ritmo adequado.

Os professores podem fazer os tratamentos de prevenção e são passado alguns exercícios que eles podem estar fazendo no dia a dia. Realizamos o tratamento fono terápico que adequamos de acordo com as alterações que percebemos, são exercícios, lógico que isso tem que vir com ser de um encaminhamento de um otorrino, o qual vai fazer um exame para dar um diagnóstico e após ver o que esse professor tem nas cordas vocais.

Professor entre em contato com a Otoclínica e agende sua consulta: 86 2107-2121 

 
Fonte:

Segunda a Quinta-Feira
das 7h às 19h

Sexta-Feira
das 7h às 18h

Agendamento e Dúvidas
86 2107-2121



CONTATOS

Av. José Santos e Silva 1520 - Centro/Sul - Teresina - Piauí
Tel.: (86) 2107-2121

Rua Agostinho Reis, 343 - Centro - Caxias-MA
Tel.: (99) 3421-7710

Email: administracao@otoclinicathe.com.br

DIREÇÃO

Diretor Geral: Dr. Bernardo Cunha Araújo
Diretor Clínico: Dr. Bernardo Cunha Araújo