Otoclínica Teresina Otoclínica Teresina
 
 
A Clínica
Corpo Clínico
Especialidades
Localização
Tour Virtual

Exames
Cirurgias
Horários de Atendimento
Convênios


O uso da chupeta pode atrapalhar o desenvolvimento da fala
20/06/2017

O uso de chupeta ou sugar o polegar pode ser um comportamento prejudicial para o desenvolvimento da linguagem em crianças se preservado por um período muito extenso segundo estudos feitos por pediatras nos Estados Unidos.

O estudo sugere que o uso de mamadeiras, chupetas e outros hábitos de sucção, acabam fazendo com que o bebê deixe parte da lactação e pode aumentar o risco de distúrbios de linguagem posteriores em crianças. Os pesquisadores avaliaram a associação entre hábitos de sucção e distúrbios de linguagem em 128 pré-escolares três a cinco anos na Patagônia (Chile). E os resultados são alarmantes.

Os pesquisadores combinaram relatos dos pais sobre alimentação infantil e a chupeta associados a comportamentos ou avaliações da fala das crianças. Eles descobriram que atrasar uso de mamadeira até que a criança tenha pelo menos 9 meses reduziu o risco de mais tarde desenvolver distúrbios da fala, enquanto as crianças que sugavam os dedos ou usavam uma chupeta por mais de três anos foram três vezes mais propensos a desenvolver dificuldades no desenvolvimento da linguagem.

Estes resultados sugerem que o uso extensivo da parte de sucção da lactação pode ter efeitos prejudiciais para o desenvolvimento da linguagem em crianças pequenas.

A descoberta é particularmente relevante dado que o uso de mamadeiras e chupetas em circulação tem aumentado ao longo das últimas décadas. No entanto, embora os resultados deste estudo forneçam mais evidências dos benefícios da maior duração do aleitamento materno em recém-nascidos, devem ser interpretados com cautela, pois são dados observacionais.

Para evitar o uso da chupeta nada melhor que o seio da mãe. Caso a mãe não tenha mais leite e seja necessário o uso da chupeta, lembre-se de utilizá-la por menos tempo possível, tentando sempre substituí-la pelo copo. Ainda mais hoje em dia onde se tem tantas variedades de copos, extremamente anatômicos e que combinam o designer com a idade do seu filho. Se você trabalha muito tempo fora e quem fica com o sue bebê é a babá, fique atenta e observe se a criança não exprime o desejo de chupeta, pois ela pode estar oferecendo a chupeta para acalmá-lo enquanto você está fora. Explique para ela também o porquê de você não quer que ela chupe a chupeta.

Quando for trocar a mamadeira ou chupeta da criança pelo copo, não se esqueça de explicar também para a criança o porquê de está retirando esses objetos e substituindo pelo copo. Use uma linguagem simples e tenha sempre a mão um copo com desenhos atrativos ou leve o seu filho em uma loja para escolher o próprio copo. Assim ele irá adentrar na situação evitando possíveis aborrecimentos.

 
Fonte: https://www.saudedicas.com.br/noticias/a

Segunda a Quinta-Feira
das 7h às 19h

Sexta-Feira
das 7h às 18h

Agendamento e Dúvidas
86 2107-2121



CONTATOS

Av. José Santos e Silva 1520 - Centro/Sul - Teresina - Piauí
Tel.: (86) 2107-2121

Rua Agostinho Reis, 343 - Centro - Caxias-MA
Tel.: (99) 3421-7710

Email: administracao@otoclinicathe.com.br

DIREÇÃO

Diretor Geral: Dr. Bernardo Cunha Araújo
Diretor Clínico: Dr. Bernardo Cunha Araújo