Você sabia que estima-se que um em cada cinco brasileiros possuam alguma doença respiratória? É algo comum mas que pode ser melhorado. A prática de alguns esportes e atividades podem trazer benefícios à saúde de quem porta alguma doença respiratória, pois fortalecem os músculos utilizados na respiração e ajudam o organismo a distribuir melhor a quantidade de oxigênio obtida.

Todo mundo já ouviu falar que natação é um dos esportes mais indicados para ajudar no tratamento e na recuperação de quem possui doenças crônicas no aparelho respiratório. Mas você sabe por que? A umidade relativa do ar próximo a uma piscina é mais elevada, fator este que aumenta a quantidade de oxigênio inalada pelos portadores de doenças respiratórias durante a prática da natação.

O contato direto com a água também atua como uma espécie de agente vasodilatador, que contribui para uma maior fluidez do sangue pelo organismo. Além disso, quando praticamos aeróbicos repetidamente durante a natação aumenta a capacidade de resistência do pulmão, do diafragma e dos músculos intercostais.

A caminhada também é outra atividade bastante indicada para quem tem problemas respiratórios, pois melhora o condicionamento físico ajudando no controle da respiração e é eficaz no combate a várias outras doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Assim como caminhar, a pedalada também ajuda a controlar a respiração e a melhorar continuamente o condicionamento físico. Fortalece os músculos das pernas e do coração, melhora a circulação do sangue e queima muitas calorias. O ideal para quem está começando é pedalar em torno de 15 minutos, três ou quatro vezes na semana.

Lembrando que é importante as pessoas que possuem doenças respiratórios procurarem auxílio médico e realizarem alguns exames antes de começar a praticar qualquer exercício, assim é.possível identificar o melhor tipo de atividade física para aquele paciente, de modo a tornar a sua experiência com o exercício mais segura e vantajosa. Conte sempre com a Otoclinica, estamos sempre a postos para melhorar a sua saúde e qualidade de vida.