Otoclínica Teresina Otoclínica Teresina

Cirurgias
Horários de Atendimento
Convênios

Não é gripe, é rinite alérgica
17/05/2017

Você com certeza já ficou gripado(a) e por ser uma infecção viral, os sintomas já são conhecidos: febre alta, dores musculares, indisposição física, tosse, congestão nasal, secreção nasal espessa e demora um pouco para haver uma recuperação.

Já a rinite é um termo médico que descreve a irritação e inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal. Pode ser causada tanto por vírus como por bactérias, embora seja manifestada com mais frequência em decorrência de alergia, ou por reações a fungos, mofo, bolor, ao pó, fumaça e outros agentes ambientais. A inflamação decorrente da rinite resulta na produção excessiva de muco, o que ocasiona o escorrimento nasal, sintoma mais típico, que pode ser não-alérgica ou alérgica. A não-alérgica é geralmente causada por inflamação que não decorre de alergia ou por problemas na própria anatomia das vias nasais. Já a rinite alérgica, que é a forma mais comum, é causada geralmente por alergenos presentes no ar, como o pólen, ácaro e a própria descamação da pele de animais, mas também pode ser provocada devido a reação alérgica à coceira, produtos químicos, cigarros e remédios.

A melhor maneira de tratar todas as rinites é a prevenção, especialmente a alérgica, com medidas para diminuir a presença de agentes alérgenos e irritantes no nariz e em sua casa. É preciso evitar sempre as substâncias que desencadeiam a crise de rinite, como os poluentes e as substâncias químicas. Retirar tudo que possa acumular poeira da sua casa. Não usar tapetes e cortinas grossas, manter o ambiente sempre limpo, evitando a poeira que se forma diariamente sobre os móveis e deixar sempre o ambiente aberto e arejado, são algumas das medidas que podem ser tomadas para que não ocorram novas crises.

É importante a realização de testes alérgicos para prevenção das crises. Aqui na Otoclinica contamos com uma equipe de profissionais capacitados para cuidar sempre da sua saúde.

Fonte:

Segunda a Quinta-Feira