O que é Audiometria?

É extremamente importante cuidar de sua audição. Sempre que observar qualquer possível alteração ou suspeita de perda auditiva, procure um médico otorrinolaringologista e posteriormente um Fonoaudiólogo.

Audiometria é um exame que tem como o objetivo avaliar a capacidade para ouvir e interpretar sons. Através do exame detectam-se possíveis alterações auditivas e permite orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso.

Quando é indicado o exame?

O exame de audiometria normalmente é solicitado quando há necessidade de avaliar a capacidade auditiva do paciente, principalmente se existir suspeita de perda auditiva ou quando ocorrem traumas, tímpano rompido, uso excessivo de medicamentos diversos, infeções e história hereditária de perda auditiva. Alguns elementos devem ser levados em consideração como por exemplo, fatores psicológicos, emocionais e até odontológico.

Em alguns casos apenas o exame de audiometria não é suficiente para o diagnóstico preciso é outros exames podem ser solicitados como imitanciometria, BERA e emissões Otoacusticas. Existem casos em que a radiografia e a tomografia computadorizada do crânio também auxiliam no diagnóstico e podem ser solicitados.

Recomendações para um Exame de Audiometria.

– É um exame e simples e indolor.
– Possui duração em média de 20 a 40 minutos em adultos.
– Recomenda um boa noite de sono e repouso acústico.
– Evite ambientes ruidosos cerca de 14 horas antes do procedimento
(exemplo: sons de máquinas, festas, casas noturnas e fone de ouvido.)

Agende sua consulta de Audiometria na Otoclínica, ligue para 86 2107-2121.